Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de março de 2010

NO RJ TÉCNICOS DO INEA PESQUISAM A MORTE DOS PEIXES NA LAGOA RODRIGO DE FREITAS



Técnicos monitoram e avaliam causas da morte de peixes no Rio de Janeiro

Daniela Jordan - Ambiente Brasil 01/02/2010

Desde a última sexta-feira, 26, técnicos da Gerência de Qualidade da Água do Instituto Estadual do Ambiente, Inea, órgão executivo da Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro, estão analisando amostras de água da Lagoa Rodrigo de Freitas, para identificar as causas da mortandade de peixes no local. Leia mais em “Equipes removem peixes mortos em lagoa no Rio”.

Segundo dados da Companhia Municipal de Limpeza Urbana, Comlurb, foram retirados quase 78 toneladas de peixes mortos desde sexta-feira. A companhia informou que os animais pararam de morrer, mas as causas continuam desconhecidas.

Na terça-feira, 02, serão divulgados os primeiros resultados das análises feitas por laboratórios do Instituto e de outras instituições científicas.

Informações do Inea descartam o risco de acidente ambiental, assim como a relação com a abertura da comporta do Canal do Jardim Alah, depois do rompimento de uma tubulação, na última quinta-feira. O monitoramento apontou, ainda, que não houve queda na oxigenação na água.

Uma das hipóteses é a de quem uma espécie de alga nanoplanctônica tenha se proliferado muito rapidamente, causando a morte dos peixes. A quantidade da alga, que estava em 400 mil na segunda-feira, passou para 1,8 milhão na sexta, segundo o órgão.
*Com informações do Inea. Fonte: AMBIENTE BRASIL

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br