Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

16 de março de 2010

MUTIRÃO DE 20 COMUNIDADES QUILOMBOLAS NO VALE DO RIO RIBEIRA DE IGUAPE



Recuperação de área degradada mobiliza quilombolas de Porto Velho, no Vale do Ribeira

12/03/2010

Na última quarta-feira (10/03), 20 pessoas da comunidade participaram do mutirão para construir as cercas que protegerão a área escolhida para ser recuperada. É o primeiro passo para o plantio de 10 mil mudas de espécies nativas que se realizará de março a junho.


O Quilombo de Porto Velho, em Iporanga, no Vale do Ribeira (SP), firmou parceria com a Campanha Cílios do Ribeira para recuperar, com plantio de mata ciliar, o único rio que passa na área, batizado de Capixingui, que se encontra degradado, prejudicando a apicultura, principal atividade dos quilombolas. A proposta é recuperar 10 hectares com espécies nativas e também apícolas, que possam contribuir para aumentar a produtividade da comunidade.

Quilombolas de Porto Velho e Ivy Wiens, da Campanha, durante o mutirão

O mutirão da última quarta-feira, construiu 40 metros de cerca de proteção, para o plantio de 5 mil mudas de espécies nativas nos próximos 25 e 26 de março e de outras 5 mil até junho, totalizando seis hectares. Outro projeto se encarregará do plantio dos quatro hectares restantes.

A Campanha Cílios do Ribeira realizou quatro reuniões com a comunidade para definir o projeto, de forma participativa e valorizando os conhecimentos tradicionais quilombolas. A escolha das espécies a serem plantadas foi feita em três momentos diferentes. Em vistoria na área, observou-se quais espécies existiam no entorno e qual o grau de regeneração natural. Depois, os técnicos da Campanha apresentaram publicações com fotos de árvores nativas para que a comunidade identificasse quais existem no território do quilombo e quais já existiram. Para finalizar, uma lista das mudas disponíveis no viveiro fornecedor da Campanha foi apresentada, para que a própria comunidade escolhesse as espécies a serem priorizadas.

Construção da cerca de proteção, antecipando o plantio de mudas, vista de cima

O Instituto Socioambiental (ISA) vem desenvolvendo em Porto Velho, desde 2008, o projeto da Casa do Mel, e seus técnicos vêm monitorando a produção, que tende a aumentar. Ao promover a recuperação plantando também espécies apícolas, a Campanha Cílios do Ribeira também a produção e o fortalecimento da Casa do Mel e amplia a oferta de água para a comunidade.

ISA, Instituto Socioambiental.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br