Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de março de 2010

O ENG. CERQUEIRA CESAR NETO E AS ENCHENTES DE SÃO PAULO


A realidade sobre as enchentes‏

Caro (a) Jarmuth Andrade

Estamos chegando ao final do nosso ano hidrológico atípico por conta da forte influência que sofreu do fenômeno “El Niño”, o grande responsável pelos deslizamentos de encostas com as suas lamentáveis conseqüências. Porém não teve toda essa influência sobre as enchentes porque as precipitações ocorridas, mesmo nesse período chuvoso, não ultrapassaram as intensidades que são consideradas nos projetos de drenagem urbana.


Daí se conclui que as enchentes que vem sendo observadas e que juntamente com os deslizamentos tem ocupado as manchetes da mídia são decorrentes basicamente da falta de capacidade dos sistemas de drenagem (galerias, canais, piscinões, córregos e rios), ou seja, a metrópole não está preparada para absorver as enchentes que todos os anos ocorrem durante o período chuvoso.


É evidente que essa falta de capacidade se deve à deficiência dos investimentos uma vez que as enchentes não tem se constituído em prioridade dos governos responsáveis.


É importante observar que a mídia, visivelmente mais bem informada, está dificultando bastante a divulgação de informações simplistas e tendenciosas como é o caso de tentar transferir as responsabilidades para São Pedro e também para os próprios contribuintes que são mal educados e jogam lixo na rua: o sistema de coleta de lixo é considerado irrepreensível!!.


Com certeza a ação da mídia tem conseguido mobilizar as autoridades que nesses últimos 2 meses passaram a demonstrar uma série de preocupações com o problema.


Até os vereadores estão se movimentando para criar uma CPI das enchentes.


Vamos ver como fica a situação quando as enchentes saírem das manchetes. E já estão saindo.


Retomaremos o problema no próximo verão.


Aceite o meu abraço,

Julio Cerqueira Cesar Neto

11 36669924 11 99137065

Assista e ouça entrevistas sobre as "Enchentes em São Paulo"

www.juliocerqueiracesarneto.com

VEJA MAIS:

ENCHENTES É FALTA DE GOVERNO, DIZ CERQUEIRA CÉSAR



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br