Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de março de 2010

RJ COMEÇA A DESOBSTRUIR REDES DE ÁGUAS PLUVIAIS PARA PREVENIR ENCHENTES

Com a implantação da "Operação Águas de Março" o
RJ é mais uma

comunidade destacada em nossa
Campanha "Diga Não às Enchentes"



QUE OUTRAS COMUNIDADES SIGAM O EXEMPLO DA CAPITAL CARIOCA E QUE CADA UMA "DIGA NÃO ÀS ENCHENTES"

Operação Águas de Março começa a desobstruir redes de águas pluviais no Rio

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva) do Rio de Janeiro começou nesta segunda-feira (1º) uma operação para prevenir enchentes nos dias de chuvas fortes. Batizada de Águas de Março, a operação pretende desobstruir bueiros e redes de galerias pluviais para evitar enchentes no período de chuvas.

Os trabalhadores vão atuar em 189 pontos de sete áreas previamente diagnosticadas pela Defesa Civil do município, baseada no histórico de alagamentos da cidade do Rio de Janeiro. As equipes trabalharão de segunda a sábado, durante todo o mês, executando o trabalho preventivo. Mas, o secretário da Seconserva, Carlos Roberto Osório pondera que é necessária a contribuição dos cariocas em não jogar lixo nas ruas.

“Para que nós sejamos bem-sucedidos, precisamos muito do apoio do carioca, porque o maior motivo de entupimento de bueiros das nossas galerias é o lixo que é jogado nas ruas. Se não ficamos nessa briga: desentupimos e vem mais lixo. (Aí fica) sem resolver o problema de maneira definitiva.”

As equipes não vão atuar somente nas vias públicas, estarão também em comunidades de baixa renda, onde se encontram ambientes com infraestruturas precárias que não dão vazão às chuvas torrenciais. “Nossa lógica é seguir os pontos críticos apontados pela defesa civil, de maneira preventiva normalmente de acordo com a demanda apresentada por essas comunidades. Temos a questão regular da manutenção e a pronta resposta a demandas e incidentes”, observou Carlos Roberto. (Fonte: Agência Brasil/AMBIENTE BRASIL)

FAÇA A SUA PARTE:

Cobre das autoridades competentes de seu município a limpeza dos bueiros, redes de galerias pluviais, córregos e cursos d' água obstruídos , para evitar enchentes e inundações.

Se ninguém cobra, se ninguém reclama ou alerta para essa necessidade todos podem correr sérios riscos, com o excesso de chuvas neste período.

Procure o VEREADOR do seu bairro e manifeste a ele a sua preocupação, solicitando uma força tarefa para efetuar as limpezas necessárias.

DIGA NÃO ÀS ENCHENTES

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br