Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de março de 2010

CHOVEU 75% MENOS QUE O PREVISTO E AGRICULTORES NO CEARÁ ESTÃO PREJUDICADOS

(Foto e Texto: PortalAZ)

Personagem da seca no Ceará

Retrato da seca
no estado do
Ceará.Homem na
companhia de
um cachorro e
ambos convivendo
com uma das fatalidades
que mais atinge
a região Nordeste
do país. A seca!

Foto: Sebastião Bisneto

Seca prejudica agricultores no Ceará

Segundo meteorologistas, choveu 75% menos que o previsto no período.
Tempo seco no interior atrasa o cultivo da safra.

Do G1, com informações do Globo Rural


Agricultores no Ceará esperam a volta da chuva para iniciar o cultivo da safra. As sementes já foram distribuídas pelo governo do estado.

Veja o site do Globo Rural

“Está tudo seco. A chuva ainda não chegou direito, [o solo] ainda não está molhado. Botei [as sementes] nas garrafas para quando chegar a chuva, a gente plantar”, diz a agricultora Raimunda de Paula, que mora em Sobral, na região Norte do Ceará.

Na zona rural da cidade, o tempo seco deixa o produtor desanimado para começar o trabalho no campo. A terra está preparada, mas está seca. A chuva que caiu no início do ano não foi suficiente para os agricultores começarem a plantar.

O trabalhador rural Raimundo Costa perdeu a plantação do ano passado por causa do excesso de chuva. Neste ano, ele está preocupado com a estiagem. “A gente espera que tudo seja melhor, que seja uma chuva mais controlada. No ano passado foi muita chuva”, diz.

Já Francisca Batista Lima resolveu arriscar e iniciar o cultivo, mas apenas com metade dos dez quilos de semente. “Só vai dar se chover. Se não chover, nada nasce”, afirma a agricultora.

Segundo o Instituto de Meteorologia do Ceará, em fevereiro, choveu 75% menos do que o previsto para o período. Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) orientam que os agricultores guardem as sementes até a chegada das chuvas. (Fontes: G1 - Globo.com/Ambiente Brasil)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br