Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de março de 2010

SEMANA DA ÁGUA 2010 - SOSRIOSBR: "7ª SEMANA METROPOLITANA DA ÁGUA"


"7ª SEMANA METROPOLITANA DA ÁGUA"


A Organização das Nações Unidas (ONU) alerta que se nada for feito em 20 anos, 70% da população mundial sofrerá com a falta de água. Com a meta de conscientizar a população da Baixada Santista sobre o risco de escassez do recurso essencial para sobrevivência humana, o Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista (CBH-BS) em parceria com a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e instituições das nove cidades da região, promovem a 7ª Semana Metropolitana da Água, que acontece entre os dias 16 e 20 de março. O intuito da iniciativa é também festejar o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 deste mês.

Com o tema “A ordem é água limpa”, o evento teve a sua abertura oficial na segunda-feira (16/03), na Câmara Municipal de São Vicente. Um coral composto por alunos da rede de ensino de Santos, cantará canções populares que falam sobre o recurso natural. Após a apresentação acontecem as palestras “A importância dos mananciais”, ministrada pelo ex-secretário estadual de Meio Ambiente, José Pedro de Oliveira Costa e “Resoluções e soluções de problemas ambientais – Mudando o seu ponto de vista”, com o empresário Reginaldo Nunes Barbosa.

Para o secretário de Meio Ambiente de São Vicente, Alfredo Moura, a Semana da Água desperta a mobilização de toda a comunidade para a proteção da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista. “É importante que haja participação de todos os segmentos da sociedade na busca de soluções que garantam a qualidade da água para todos”, defende.


O evento terá o apoio das secretarias municipais de Transportes, Segurança e Defesa Social (Setrans); Turismo (Setur); Cultura (Secult); Educação (Seduc); Esportes (Sespor); Assistência Social (Seas); Obras, Urbanismo e Serviços Públicos (Seosp), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Vicente e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Caminhada pela Água

Realizada desde o ano de 2006, a Caminhada pela Água, encerra a semana temática, na sexta-feira (20/03), com saída às 9 horas da Praça Tom Jobim. Os caminhantes passarão pela Avenida Embaixador Pedro de Toledo e ruas Frei Gaspar, Martim Afonso e Padre Manoel.

De acordo com o coordenador do grupo de Educação Ambiental da CBH-BS, Francisco Gomes da Costa Neto, este ano, a atividade terá a participação de aproximadamente cinco mil pessoas, a maioria alunos de escolas públicas e particulares da região. “Nosso objetivo é conscientizar a população sobre o uso racional da água e o combate à poluição dos recursos hídricos. Além da consciência sócio-ambiental, a atividade vai passar orientações de convívio social entre professores e alunos de toda região”.

Para atender os caminhantes, a estrutura do evento contará com banheiros químicos, distribuição de água, bonés e camisetas. A equipe da Secretaria de Esportes recepcionará a comunidade com atividades físicas. Durante o trajeto, dois trio-elétricos vão animar os caminhantes com músicas lúdicas sobre a água.

Outra atração será a trupe cênica da Vila de São Vicente que vai encenar acontecimentos históricos de São Vicente. Escolas e outras instituições participantes levarão bandeiras, faixas e cartazes de conscientização. A mascote Gotinha, fará a alegria da criançada.



Fonte: Site da Prefeitura de São Vicente - SP

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br