Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de março de 2010

SOS MATA CILIAR DO RIO TIBAGI - NOVA SANTA BÁRBARA (PR)

Rio Tibagi e a cidade de Tibagi (PR)

COMENTÁRIO POSTADO POR ARA

Moro no Norte do Paraná, na cidade de Nova Santa Bárbara, que faz divisa com o município de São Jerônimo da Serra.

Nesses dois municípios que percorremos, observamos o desrespeito às nascentes e à mata ciliar: os agricultores desmatam todos os terrenos com nascentes, que ficam expostas, sem um único pé de árvore, plantando feijão, alho e outras coisas sobre esse terreno, que mesmo encharcado é martirizado.

De uma das nascentes eu vi a foto de como era antes - tinha pinheiros que um homem sozinho não abraçaria. Plantam eucaliptos em todos os lugares imagináveis. A mata ciliar do Rio Tibagi está virando pasto.

Sou professora de uma escola na zona rural e dia a dia vejo agricultores desmatando beira de rios para plantar; índios pondo fogo na mata, pois no município de São Jerônimo tem reservas indígenas (eu acho que, não é porque a terra é deles que eles podem desmatar e queimar livremente).

Não sei se é mito, mas uma aluna me falou que algumas pessoas estão comprando lotes nas margens do Tibagi para garimpar...aí seria demais.O rio São Jerônimo e outros que atravessam a PR 90 (acho que essa é a rodovia que passa por nossos municípios- São Jerônimo, Santa Bárba, Santa Cecília...até Assaí) praticamente já não têm mata ciliar.

Perguntei pessoalmente a um funcionário do IAP de Cornélio Procópio o que poderia ser feito quanto a esse problemas e ele me disse que era só denunciar. Nós já ligamos para o IAP de Cornélio Procópio para fazer denúncia...nada! Ligamos em Curitiba...nada.

Até quando esses absurdos vão acontecer? Se eles que são os responsáveis por isso não tomam nenhuma providência, o que fazer? Cruzar os braços até não ter mais água para beber?

ARA - Nova Santa Bárbara - PR


CONHEÇA O RIO TIBAGI

Rio Tibaji

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Rio Tibaji
Rio Tibaji em Londrina

Rio Tibaji em Londrina
Comprimento 550 km
Altitude da nascente 1.200 m
Foz rio Paranapanema
Área da bacia 25.239 km²
Afluentes
principais
Margem direita: Salto, Imbituva, Capivari, Imbaú, Mococa, Apucaraninha; Margem Esquerda: Guabiroba, Botuquara, Rio Iapó, Pitangui, das Antas, do Tigre, São Jerônimo.
País(es) Brasil
País(es) da
bacia hidrográfica
Bacia do rio Paraná

O rio Tibaji[1] é um rio brasileiro que percorre o estado do Paraná, região Sul do Brasil. Integra a Bacia do rio Paraná.

O nome Tibaji deriva do idioma indígena. O naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire aponta em seu livro sobre sua viagem ao Sul do Brasil que o termo seria traduzido como "Feitoria de Machado" (Tiba = "feitoria", e ji = "machado"); entretanto, como descrito pelo pesquisador Edmundo Alberto Mercer o termo siginificaria "muitas cachoeiras" (Tiba = "muito", e ji = "cachoeiras").

O rio Tibaji é o segundo em extensão no estado do Paraná. Suas nascentes localizam-se entre os municípios de Campo Largo, Palmeira e Ponta Grossa, no centro-sul do estado. Esta região é conhecida como Campos Gerais do Paraná, unidade fisiográfica identificada como segundo planalto paranaense. Seu curso percorre o estado de sul para norte atravessando o segundo e o terceiro planalto paranaense até sua foz, na margem esquerda do rio Paranapanema, fronteira entre os estados de Paraná e São Paulo.

A bacia do rio Tibaji se estende por 41 municípios, cobrindo 25.239 km² no território paranaense.



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br