|
o descaso da compesa junto com a prefeitura aumenta a cada dia, e o rio vai aumentando seu grau de poluição e contaminação, casa ribeirinhas jogando seu esgoto e todo tipo de lixo no rio, matando a cada dia. se contar com a eutrofização do mesmo, gostaria de pedir mesmo a ajuda de voces e alguma mobilização pra chamar atenção
Paula Carolineeee....
O RIO TAPACURÁ
Na mesorregião da Zona da Mata, o seu regime é perene, sendo alimentado por pequenos afluentes. O clima, segundo Köppen, é do tipo As’, com médias térmicas anuais de 24ºC e índices pluviométricos de 1.098mm anuais.
Segundo o Plano de Ação de Gestão Ambiental da Bacia do rio Tapacurá, o mesmo encontra-se percentualmente distribuído da seguinte forma: 4,3% em Gravatá, 2,8% em Chã Grande, 31,2% em Pombos, 38,6% em Vitória de Santo Antão, 3,3% em Moreno e 19,8% em São Lourenço da Mata.
Possui doze afluentes, sendo na margem direita o rio Várzea do Una e os riachos Pororoca, Água Azul, Itapessirica, Natuba, Bento Velho, Pacas, Tamatá-mirim e Miringaba e, pela margem esquerda, os riachos Jurubeba, Gameleira e do Meio.
Ele é responsável pelo abastecimento de São Lourenço da Mata, Camaragibe e Zona Sul do Recife e, não recebe os cuidados necessários, pois está poluído, contendo altos índices de coliformes fecais e bactérias causadoras de doenças (APRILE, 1999).
O rio Tapacurá é um afluente do rio Capibaribe e abastece a maior barragem da Região Metropolitana do Recife, gerando 25% da água consumida na RMR. A bacia desse rio limita-se ao Norte com as bacias dos rios Goitá e Cotunguba, ao Sul com as bacias dos rios Ipojuca, Pirapama e Jaboatão, a Leste com as bacias dos rios Jaboatão e Muribara, e a Oeste com a bacia do rio Cotunguba.
Diversas são as agressões sofridas pelo rio, onde já foram constatados, dentre elas o elevado despejo de lixo em seu manancial pela população residente próxima ao Tapacurá, em algumas áreas há o assoreamento, além disso, é freqüente o uso irregular de agrotóxicos nas plantações, a prática de queimadas e o mais grave é que é muito pequeno o número de pessoas cientes da situação precária do rio.
Ausência de iniciativas na área de Educação Ambiental e proteção ao meio ambiente, em uma área onde foi constatada a falta de cobertura vegetal para proteção do solo e da vida aquática, já que não há oxigênio suficiente para a fauna e a flora do rio (Jornal do Commércio, Ciência/Meio Ambiente), tornando-se necessárias medidas, minimizando ou solucionando os problemas sócio-ambientais locais.
É elevado o número de resíduos gerados pelos moradores e despejados a montante do
rio, estando em estado crítico a situação da água percorrendo, esses poluentes, seis
Da esquerda: Mariana, Roberta, Paula Carolina, Franciane, Jonatha, atrás Maurício e Jacira
SE VC PODE AJUDAR, FAÇA CONTATO COM A PAULA CAROLINE, PELO E-MAIL: paulinhareis2@hotmail.com
VEJA MAIS FOTOS DO RIO TAPACURÁ - Clique
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
PAULA, EU ACHO QUE TE CONEÇO EU PEGO O ONIBUS COM VC PARA A FACULDADE E QUERIA TE INFORMAR, QUE NESTE SABADO DIA 20/03 ESTAMOS FAZENDO UM MOVIMENTO EM VITORIA EM PROL DO NOSSO RIO CONTAMOS C A PRESENÇA DE VCS, ESPERO PODER HE ENCONTRAR PESSOAL E CONVIDA-LA QUALQUER DUVIDA,
ResponderExcluirluannaribeiro_lua@hotmail.com
agradece
LUANNA
Olá Luana, conhece sim.. rsrsrs.
ResponderExcluirNatalia me informou o evento que acontecerá neste sabado!
obrigada tbm!
e vamos salvar o Rio Tapacurá!
Paula.
Caras Luanna e Paula Caroline,
ResponderExcluirEnviem, por favor, mais informações sobre esse evento que acontecerá no Sábado, dia 20/03.
Local, hora, quem participa, como será o evento, que objetivos, e não esqueçam de caprichar nas fotos da moçada.
Todo mundo fica incentivado de participar de um movimento assim se for registrado suas participações.
Abçs e sucesso ao evento!
Lembrem-se que dia 22 (seguda)é odia Mundial da Água e que o Rio Tapacurá garante a a´gua da grande Recife!
parabéns!
odiei
ResponderExcluirConcordo com este tipo de ação...
ResponderExcluirAgora acho que quem mais precisaria pular de cabeça serias os governantes de nossos municipio...
POis entra prefeito e saem prefeito e nada é feito em pró do rio...Eles só olham para o rio como ele esta hoje 18/06/2010 com suas aguas invadindo e destruindo tudo que tem pela frente...(tenho em meu poder fotos da ponte do Gaucho com as agua lavando a ponte. que foi refeita depois da enchente de 2005 e ficou a mesma porcaria...(que se torna uma represa por não ter largura surficiente a escoação da agua.)
Abraço...
cesariolins@bol.com.br
Paula gostei muito do seu intesse pelo Rio Tapacurá, tambem acho que alguma coisa deve ser feita para salvar o rio que já esta agonisando.Que belo trabalho.
ResponderExcluirgostaria de ajudar tambem tenho um sitio as margens da barragem de tapacurá em bonança e queria muito saber como esta o nivel de contaminação, pois meus filhos ficam loucos para se banhar nas aguas .
ResponderExcluirRealmente, ninguém liga pro rio Tapacurá. SÓ QUANDO DÁ ENCHENTE NA CIDADE.Se as pessoas se preocupassem mais e olham para ele todos os dias e vissem como ele pede socorro, teríamos um verdadeiro rio porque isso que vimos é vergonhoso.nós precisamos dele e o destruímos.QUE VERGONHA POVO DE VITÓRIA!!!!!
ResponderExcluir