Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

9 de março de 2010

SOS RIO TAPACURÁ (PE)


Rio Tapacura, na cidade de Vitoria de Santo Antão-PE


paula caroline silva


Bom dia!

venho atraves deste e-mail pedir à ajuda para a revitalização do rio tapacura na cidade de vitoria de santo antao-pe, onde tambem resido.
o descaso da compesa junto com a prefeitura aumenta a cada dia, e o rio vai aumentando seu grau de poluição e contaminação, casa ribeirinhas jogando seu esgoto e todo tipo de lixo no rio, matando a cada dia. se contar com a eutrofização do mesmo, gostaria de pedir mesmo a ajuda de voces e alguma mobilização pra chamar atenção

Paula Carolineeee....


O RIO TAPACURÁ


O rio Tapacurá nasce na Serra das Russas, recebendo o nome de Boeiro no município de Gravatá, na mesorregião do Agreste de Pernambucano e corta outros seis municípios, possui uma extensão de 72,6 km e sua área de drenagem é de 470,5 km2. É um afluente do rio Capibaribe pela sua margem direita.

Na mesorregião da Zona da Mata, o seu regime é perene, sendo alimentado por pequenos afluentes. O clima, segundo Köppen, é do tipo As’, com médias térmicas anuais de 24ºC e índices pluviométricos de 1.098mm anuais.

Segundo o Plano de Ação de Gestão Ambiental da Bacia do rio Tapacurá, o mesmo encontra-se percentualmente distribuído da seguinte forma: 4,3% em Gravatá, 2,8% em Chã Grande, 31,2% em Pombos, 38,6% em Vitória de Santo Antão, 3,3% em Moreno e 19,8% em São Lourenço da Mata.

Possui doze afluentes, sendo na margem direita o rio Várzea do Una e os riachos Pororoca, Água Azul, Itapessirica, Natuba, Bento Velho, Pacas, Tamatá-mirim e Miringaba e, pela margem esquerda, os riachos Jurubeba, Gameleira e do Meio.

Ele é responsável pelo abastecimento de São Lourenço da Mata, Camaragibe e Zona Sul do Recife e, não recebe os cuidados necessários, pois está poluído, contendo altos índices de coliformes fecais e bactérias causadoras de doenças (APRILE, 1999).

O rio Tapacurá é um afluente do rio Capibaribe e abastece a maior barragem da Região Metropolitana do Recife, gerando 25% da água consumida na RMR. A bacia desse rio limita-se ao Norte com as bacias dos rios Goitá e Cotunguba, ao Sul com as bacias dos rios Ipojuca, Pirapama e Jaboatão, a Leste com as bacias dos rios Jaboatão e Muribara, e a Oeste com a bacia do rio Cotunguba.

Diversas são as agressões sofridas pelo rio, onde já foram constatados, dentre elas o elevado despejo de lixo em seu manancial pela população residente próxima ao Tapacurá, em algumas áreas há o assoreamento, além disso, é freqüente o uso irregular de agrotóxicos nas plantações, a prática de queimadas e o mais grave é que é muito pequeno o número de pessoas cientes da situação precária do rio.

Ausência de iniciativas na área de Educação Ambiental e proteção ao meio ambiente, em uma área onde foi constatada a falta de cobertura vegetal para proteção do solo e da vida aquática, já que não há oxigênio suficiente para a fauna e a flora do rio (Jornal do Commércio, Ciência/Meio Ambiente), tornando-se necessárias medidas, minimizando ou solucionando os problemas sócio-ambientais locais.

É elevado o número de resíduos gerados pelos moradores e despejados a montante do

rio, estando em estado crítico a situação da água percorrendo, esses poluentes, seis

quilômetros ao longo do rio, em Vitória de Santo Antão. Um dos municípios que mais polui é Vitória de Santo Antão, onde, por causa da falta de saneamento, o Tapacurá recebe 60% do lixo produzido pelos moradores de Vitória de Santo Antão e de Pombos através das atividades domésticas, industriais e agropastoris.

OUTRAS IMAGENS DO RIO TAPACURÁ






Paula Caroline e sua jovem equipe do "SOS RIO TAPACURÁ"
Da esquerda: Mariana, Roberta, Paula Carolina, Franciane, Jonatha, atrás Maurício e Jacira

VAMOS AJUDAR A PAULA CAROLINE, SEUS AMIGOS E A POPULAÇÃO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO A SALVAR O RIO TAPACURÁ, AFLUENTE DO RIO CAPIBARIBE E QUE ABASTECE A MAIOR BARRAGEM DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE.

SE VC PODE AJUDAR, FAÇA CONTATO COM A PAULA CAROLINE, PELO E-MAIL: paulinhareis2@hotmail.com

VEJA MAIS FOTOS DO RIO TAPACURÁ - Clique

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

8 comentários:

  1. PAULA, EU ACHO QUE TE CONEÇO EU PEGO O ONIBUS COM VC PARA A FACULDADE E QUERIA TE INFORMAR, QUE NESTE SABADO DIA 20/03 ESTAMOS FAZENDO UM MOVIMENTO EM VITORIA EM PROL DO NOSSO RIO CONTAMOS C A PRESENÇA DE VCS, ESPERO PODER HE ENCONTRAR PESSOAL E CONVIDA-LA QUALQUER DUVIDA,
    luannaribeiro_lua@hotmail.com
    agradece
    LUANNA

    ResponderExcluir
  2. Paula Caroline.16 março, 2010 09:26

    Olá Luana, conhece sim.. rsrsrs.
    Natalia me informou o evento que acontecerá neste sabado!
    obrigada tbm!
    e vamos salvar o Rio Tapacurá!
    Paula.

    ResponderExcluir
  3. Prof. Jarmuth/SOS Rios do Brasil16 março, 2010 16:13

    Caras Luanna e Paula Caroline,

    Enviem, por favor, mais informações sobre esse evento que acontecerá no Sábado, dia 20/03.
    Local, hora, quem participa, como será o evento, que objetivos, e não esqueçam de caprichar nas fotos da moçada.
    Todo mundo fica incentivado de participar de um movimento assim se for registrado suas participações.
    Abçs e sucesso ao evento!
    Lembrem-se que dia 22 (seguda)é odia Mundial da Água e que o Rio Tapacurá garante a a´gua da grande Recife!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Cesário Santos18 junho, 2010 12:44

    Concordo com este tipo de ação...

    Agora acho que quem mais precisaria pular de cabeça serias os governantes de nossos municipio...
    POis entra prefeito e saem prefeito e nada é feito em pró do rio...Eles só olham para o rio como ele esta hoje 18/06/2010 com suas aguas invadindo e destruindo tudo que tem pela frente...(tenho em meu poder fotos da ponte do Gaucho com as agua lavando a ponte. que foi refeita depois da enchente de 2005 e ficou a mesma porcaria...(que se torna uma represa por não ter largura surficiente a escoação da agua.)

    Abraço...

    cesariolins@bol.com.br

    ResponderExcluir
  5. Paula gostei muito do seu intesse pelo Rio Tapacurá, tambem acho que alguma coisa deve ser feita para salvar o rio que já esta agonisando.Que belo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. gostaria de ajudar tambem tenho um sitio as margens da barragem de tapacurá em bonança e queria muito saber como esta o nivel de contaminação, pois meus filhos ficam loucos para se banhar nas aguas .

    ResponderExcluir
  7. Realmente, ninguém liga pro rio Tapacurá. SÓ QUANDO DÁ ENCHENTE NA CIDADE.Se as pessoas se preocupassem mais e olham para ele todos os dias e vissem como ele pede socorro, teríamos um verdadeiro rio porque isso que vimos é vergonhoso.nós precisamos dele e o destruímos.QUE VERGONHA POVO DE VITÓRIA!!!!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br