Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de março de 2010

UM BELO PROJETO NO SUL DE MINAS GERAIS: "GRUPO DISPERSORES"

O Grupo Dispersores é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, de caráter socioambientalista, fundada no município de Brasópolis em 2002 e reconhecida juridicamente em 2004. O foco da entidade está voltado à instalação gradativa de um programa de adequação de uso e ocupação do solo da micro bacia que abriga o município, intitulado Veias D`água.

O trabalho do Grupo Dispersores é desenvolvido segundo duas linhas principais: implementação de projetos e prestação de serviços (consultoria).

Seguindo a proposta de trabalho contemplada pelo programa Veias D`água, a ONG já conseguiu iniciar a caminhada rumo ao cumprimento de algumas de suas metas através da implementação de projetos. Temas como tratamento de resíduos sólidos urbanos, proteção e recuperação de nascentes, educação ambiental, produção de mudas de árvores nativas, dentre outros, tem sido trabalhados pela instituição em seus projetos, trazendo benefícios à população e ao quadro ambiental regional.

O trabalho da ONG no município de Brasópolis vem proporcionando ao Grupo Dispersores apoio de diversos setores da comunidade local e regional, conferindo à entidade a ocupação de cadeiras em órgãos de atuação na área ambiental como no Conselho Consultivo da APA Fernão Dias, no Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente - CODEMA de Brasópolis e no Conselho de Desenvolvimento Municipal Rural Sustentável – CDMRS, também de Brasópolis.

A gama de parceiros do Grupo Dispersores vem aumentando a cada dia, fortalecendo o ideal ambientalista em Brasópolis e região.



O presente projeto pretende trabalhar temas de interesse relevante para a conservação ambiental em escala municipal. Através de reuniões e fóruns de trocas de conhecimento, será fortalecida a rede de atores com influência no quadro ambiental dos municípios de Brasópolis e região, tendo como foco a legislação municipal para o meio ambiente como peça fundamental de gestão ...



O Projeto "De Olho nos Olhos" tem o objetivo de recompor e proteger a vegetação nativa de 10 nascentes na região de mananciais do Ribeirão Vargem Grande, principal curso d`água da cidade de Brasópolis.



O projeto de “Ampliação da capacidade produtiva do viveiro conservacionista da ONG Grupo Dispersores” tem por objetivo estruturar o viveiro de mudas da instituição para que até o final de 2010 esteja apto a produzir até 50.000 mudas por ano ...


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br