Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de fevereiro de 2010

OS RESULTADOS DA VOTAÇÃO EM NOSSA ENQUETE SOBRE ENCHENTES


OS RESULTADOS DA NOSSA ENQUETE:

Os resultados obtidos pela votação dos nossos internautas, respondendo a

"NAS COMUNIDADES ONDE ACONTECEM ENCHENTES, INUNDAÇÕES OU DESLIZAMENTOS..."

foram os seguintes:

1º lugar: 58% dos votos ...A CAUSA É OCUPAÇÃO IRREGULAR DE VÁRZEAS E ENCOSTAS

2º lugar: 39% dos votos...OS GOVERNOS (MUNICIPAIS, ESTADUAIS E FEDERAL) ESTÃO OMISSOS

3º lugar: 39% dos votos...FALTA PLANEJAMENTO E FISCALIZAÇÃO DA PREFEITURA LOCAL

4º lugar: 3o% dos votos...O PRÓPRIO POVO É O CULPADO


5º lugar: 28% dos votos...O QUE FALTA É FISCALIZAÇÃO HONESTA E EFICIENTE

6º lugar: 21% dos votos...NÃO HÁ SERVIÇOS DE PREVENÇÃO E LIMPEZAS

Os internautas puderem escolher mais de uma opção na enquete.

Como podem notar as pessoas estão conscientes que o problema maior consiste na permissividade da ocupação irregular de várzeas e encostas nas cidades onde ocorrem essas tragédias e desastres ecológicos.

Em muitas comunidades, na época das eleições, políticos desonestos e mal intensionados leiloam áreas públicas, áreas verdes, áreas de proteção ambiental, nas varzéas dos rios, nas encostas dos morros, em locais de dificil acesso e áreas de alto risco de escorregamento, para seus leitores ignorantes, em troca de votos das famílias.

Recentemente em entrevista à Agência Brasil, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro (Crea/RJ), Agostinho Guerreiro, disse:
“Esse problema vem se arrastando há décadas pela irresponsabilidade das pessoas que detêm o poder na mão, ao não fazer cumprir a parte que lhes cabe. Desde os municípios, que muitas vezes, de forma eleitoreira, permitem o assentamento dessas pessoas em áreas extremamente perigosas, até os estados e governos federais”, disse.

A conivência de muitos orgãos Governamentais, Prefeituras, regionais e órgãos que deveriam fiscalizar e coibir a construção nessas áreas de risco de deslizamentos, sujeitas a enchentes e inundações de certa forma até incentiva essas ocupações irregulares, que colocam em risco milhares de vidas nas tragédias e acidentes ecológicos.

No documento "Dossiê da Favelização das Unidades de Conservação", produzido pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro encontramos essa preocupante informação: "A situação é grave, pois o Governo Estadual também é totalmente omisso e o IBAMA não possui recursos para aluguel de retroescavadeiras a fim de realizar ações sistemáticas de derrubada de novas invasões. Políticos locais distribuíram “Kit invasão” para moradores da Baixada Fluminense, tijolos, arame, pás. A Ampla (Cerj) ligou a luz, a prefeitura emitiu IPTU até em ocupação de dunas" .

Mas essa situação não é privilégio do Estado do Rio de Janeiro. Em centenas de outras cidades do Brasil encontramos populações em estado de risco, habitando regiões condenadas e sujeitas a deslizamentos, invasão de águas nas enchentes e todos os problemas decorrentes dessas situações. Em São Paulo, nas áreas alagadas há mais de um mês já foram cadastradas mais de 2.000 famílias no Jardim Romano, Chácara Três Meninas, Vila das Flores, Jardim São Martinho, Vila Aimoré e Vila Itaim (nas várzeas do Rio Tietê), sendo que 280 foram transferidas para unidades da CDHU, e mais de 680 já optaram em receber o aluguel social.

Por incrível que pareça, na rica e tecnologicamente avançada São Paulo houve a invasão da área de várzea do Rio Tietê, no extremo leste da cidade e foram construídos conjuntos habitacionais, escolas e prédios públicos, hoje inacessíveis e com mais de um metro de água, há mais de um mês.


Há um movimento liderado pelo Clube de Engenharia do RJ e a Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) para que o Governo Federal crie uma Comissão Federal de Segurança de Encostas, para articular e apoiar as ações dos órgãos geotécnicos estaduais e para estabelecer um Programa Nacional de Segurança de Encostas.

Nossa Campanha Permanente "DIGA NÃO ÀS ENCHENTES" apela para que as comunidades brasileiras invistam mais em planejamento e prevenção de enchentes, inundações e deslizamentos, fazendo valer as Leis ambientais em vigor e exercendo seu poder de polícia, mantendo fiscalização eficaz e honesta , para coibir a invasão dessas áreas de risco.

Prof. Jarmuth Andrade
Instituto SOS Rios do Brasil


VEJA MAIS:

AS MANIFESTAÇÕES DOS INTERNAUTAS SOBRE NOSSA ENQUETE

DIGA NÃO ÀS ENCHENTES
CAMPANHA PERMANENTE
As comunidades precisam investir mais em
planejamento, para evitar desastres ambientais




INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br