Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de março de 2010

COMUNIDADES DO "VELHO CHICO"AGORA TÊM VEZ E VOZ...


A voz da população chega às Ondas do São Francisco

Moradores de cinco municípios da bacia do Rio São Francisco vão produzir e veicular seus próprios programas de rádio sobre preservação ambiental em suas regiões. O projeto “Nas Ondas do São Francisco”, do Ministério do Meio Ambiente, vai capacitar 200 moradores em toda a bacia para darem voz à revitalização do Velho Chico.

As oficinas começam em 1° de março e vão abordar temas relacionados à educação ambiental e a revitalização de bacias, em quatro turmas. Além de profissionais de várias rádios da região, participam do curso lideranças comunitárias, membros de comitês de bacias e servidores municipais e estaduais ligados ao meio ambiente.

As oficinais de produção, que acontecem em abril, fazem parte uma Campanha Educativa promovida pelo Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Nacional de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA. A idéia é estimular as comunidades locais, para que participem nos processos de desenvolvimento, levando em consideração suas relações com os seus rios e com sua bacia hidrográfica.

Arcos/MG, Barreiras/BA, Afogado da Ingazeira/PE, Propriá/SE e Pirapora/MG foram os municípios selecionados para as oficinas. Foram contempladas as quatro regiões fisiográficas do Alto, Médio, Sub-médio e Baixo São Francisco. Em todas elas o processo de revitalização do São Francisco já teve inicio.

O Projeto “Nas Ondas do São Francisco” foi lançado em dezembro do 2009 para levar cidadania ambiental às comunidades envolvidas na programa de revitalização. Emissoras comerciais e comunitárias fazem parte de uma rede de rádio formada para informar e levar educação ambiental à população que vive e trabalha na bacia do Rio São Francisco.

Mais informações no blog http://nasondasdosaofrancisco.blogspot.com

Objetivo Principal do Projeto:

Implementar projeto Educomunicativo por meio da produção de conteúdos radiofônicos pelas comunidades da bacia hidrográfica do São Francisco, em parceria com os principais atores sociais que já desenvolvem programas, projetos e ações de revitalização de sub-bacias e microbacias e rádios comunitárias, públicas e comerciais, favorecendo relação dialógica entre questões socioambientais das ações de revitalização do São Francisco e a participação dessas comunidades nos processos de gestão ambiental local.

SUGESTÃO SOSRiosBr:

Visite o blog do Projeto "Nas ondas do São Francisco", conheça mais detalhes, ouça as peças produzidas para divulgação nas emissoras locais, analise o "Resumo Executivo" e se for o caso, envie e-mail solicitando mais informações ao MMA.

Munido de todas as informações, proponha um projeto semelhante em seu Comitê de Bacia ou nas ONGs de sua bacia hidrográfica. Tenho certeza que as emissoras de rádio de sua região vão aderir e certamente abrir seus microfones para a comunidade defender as águas de seus rios e mananciais e fazer campanhas que criarem.

Quando na secretaria executiva do Instituto Pinho-Bravo (IPB) realizei com uma emissora do Vale do Paraíba (SP), a BandVale, um projeto onde nós gravavamos mensagens de 30 segundos, de pessoas ilustres, educadores, artistas, formadores de opinião, políticos, etc, que visitavam Campos do Jordão. A BandVale fazia a veiculação das mensagens em defesa das águas da Mantiqueira e da Bacia do Paraíba do Sul. Foi um sucesso, durante o ano que durou a parceria.

Mãos ao trabalho...faça a sua parte! Cada um fazendo um pouco, ao final teremos muita coisa, em defesa dos nossos rios do Brasil !

Prof. Jarmuth Andrade


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br