Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de março de 2010

A CONTAMINAÇÃO POR "AGENTE LARANJA" NA BACIA DO RIO TUBARÃO (SC)



A novela do agente laranja1 de Laguna

Ana Echevenguá

Em fevereiro de 2008, após ouvir o Ministério Público Estadual, o juiz estadual de Laguna2 determinou a suspensão da licença da empresa Louber, que queima lixo hospitalar em Laguna-SC. E mandou interditar o incinerador lá instalado.

Naquele mesmo ano, em abril, o Tribunal de Justiça cassou essa decisão3, aceitando a tese de que a paralisação seria prejudicial à empresa e aos seus clientes. Claro! a Louber se defendeu dizendo que tudo isso era intriga das concorrentes, que funcionava direitinho, etc...

Gente, às vezes, a Justiça tarda; mas não falha!

O que aconteceu? Agora, março de 2010, o mesmo Tribunal voltou atrás. Analisou os fatos e as leis e reconheceu que a atividade da “... LOUBER é potencialmente poluidora, podendo, inclusive, afetar o ecossistema da região, danos estes de difícil reparação...”. E mandou cumprir a decisão de 2008.

Vejam que interessante o argumento do r. desembargador Henrique Blasi: “Em que pese os danos causados com a paralisação das atividades praticadas pela empresa, tem-se que, mais relevante é o prejuízo ambiental causado que a atividade da agravante, sem as devidas precauções, provoca ao patrimônio do meio ambiente, que atingirá maleficamente um número indeterminado de pessoas, bem como causará prejuízo à fauna e flora local, podendo-se atingir patamares incalculáveis”.

Traduzindo: a saúde das pessoas e o patrimônio do meio ambiente é mais importante que qualquer empresa. Se ela quiser trabalhar, que tome os cuidados necessários.

Ao tratar das ilegalidades do órgão licenciador/fiscalizador, o desembargador foi ‘curto e grosso’ (como falam os gaúchos): “... E não se diga que somente a FATMA poderia tomar [...] providências, haja vista que o dano ambiental repercute em toda a sociedade, cabendo a todos a sua proteção. Trata-se de responsabilidade social...”.

Palmas pra ele!!

Entenderam o recado??? O desembargador mandou a gente descruzar os braços diante dos crimes ambientais. Lembrou-nos que temos a responsabilidade social de defender nossa saúde e a do Planeta. Ou seja, não podemos ficar nas mãos dessa Administração Pública que não cumpre suas obrigações.

Claro que a novela do incinerador ainda vai longe... Enquanto um oficial de justiça não for no lixão da Louber lacrar seus equipamentos, ela vai continuar queimando 800 quilos de lixo hospitalar por dia e continuar lançando agente laranja nos céus da região de Laguna.

Mas estamos mais perto do final feliz!

1 – Substância altamente cancerígena (dioxinas e furanos) jogadas no ar por um incinerador de propriedade da empresa Louber. Por dia, esta máquina, instalada em Laguna, queima 800 quilos de lixo hospitalar, vindos de 22 cidades da região. Lembram do "agente laranja", que os EUA jogaram sobre o Vietnã, durante a guerra dos anos 70? Ele é um composto de dioxinas e furanos.

2 - Processo 040.07.004706-5, 2ª. Vara Cível de Laguna.

3 - Agravo de Instrumento n. 2008.016253-1, Relator: Des. João Henrique Blasi.

Enviado por nossa Colaboradora:
Ana Echevenguá, advogada ambientalista, coordenadora do programa Eco&Ação, presidente do Instituto Eco&Ação e da Academia Livre das Água, e-mail: ana@ecoeacao.com.br, website: www.ecoeacao.com.br.

Ana Echevenguá - ana@ecoeacao.com.br
Instituto Eco&Ação - www.ecoeacao.com.br
telefone (48) 91343713 - Florianópolis - SC.

  • Hidrografia de Laguna (SC)
No município de Laguna a principal bacia fluvial é a do Rio Tubarão. No Delta do Rio Tubarão os principais rios são: Rio Sambaqui pequeno, Rio Sambaqui, Rio da Carniça, Rio da Madre, Canal da Jaguaruna e Rio do Meio. Outras pequenas bacias se localizam a oeste das Lagoas Santo Antônio e Imaruí, são de rios poucos extensos e encaichoeirados. Os principais rios são Rio Carreira do Siqueiro, Ribeirão da Pescaria Brava, rio Parobé, Ribeirão Pequeno, Ribeirão Grande e rio Taquaruçu.Todos os braços são fartos em pescado.

VC CONHECE LAGUNA (SC) ?

Farol de Santa Marta
Farol de Santa Marta

Laguna
Laguna

Laguna
Laguna

Laguna
Laguna

Golfinho em Laguna
Golfinho em Laguna

Farol Sta.Maria - Laguna-SC
Farol Sta.Maria - Laguna-SC

Museu Anita Garibaldi - Laguna-SC
Museu Anita Garibaldi - Laguna-SC




Porto de Laguna
Porto de Laguna

Farol  de Santa Marta
Farol de Santa Marta

Farol de Santa Marta
Farol de Santa Marta

Casa de Anita
Casa de Anita




Boto
Boto




Praia da Cabeçuda
Praia da Cabeçuda

Molhes
Molhes




Praia do Gi
Praia do Gi










Tratado de Tordesilhas
Tratado de Tordesilhas

Pedra do Frade
Pedra do Frade













Mapa

Mapa
SAIBA MAIS: férias.tur - Publicação autorizada por parceria

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br