Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de novembro de 2008

II CONGRESSO DO AQUIFERO GUARANI - CARTA DE RIBEIRÃO PRETO


Carta consolidará contribuições ao II Congresso Aqüífero Guarani

Ambiente Brasil - 08/11/08

As contribuições feitas pelos 450 participantes do II Congresso Aqüífero Guarani, que terminou na sexta-feira (7), serão consolidadas em um documento intitulado Carta de Ribeirão Preto, cidade onde ocorreu o encontro, a ser encaminhada aos órgãos gestores dos países de abrangência do aqüífero para colaborar na elaboração de políticas de utilização e ações de preservação.

Entre os temas debatidos estão: o modelo conceitual, funcionamento e potencialidades do Aqüífero Guarani; a participação indígena na preservação do Aqüífero Guarani; diretrizes de utilização sustentável e proteção do Aqüífero Guarani e planos de ações estratégicas para gestão do Aqüífero Guarani.

O Congresso reuniu representans de órgãos públicos e entidades da sociedade civil dos oito estados brasileiros da área e abrangência do Aqüífero (Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul), além de representantes da Argentina, Uruguai e Paraguai e também do continente africano: Nigéria, Tunísia e África do Sul, interessados nas experiências de gestão de aqüíferos transfronteiriços.

O diretor de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, participou do encerramento do congresso, que discutiu os novos conhecimentos obtidos nos estudos realizados, abrangendo a área de ocorrência, potencialidades e condições de utilização do Aqüífero, e elogiou a qualidade dos debates e a dinâmica dos trabalhos. "Foi muito produtivo, as pessoas que participaram eram muito qualificadas e as contribuições serão muito relevantes para auxiliar os países na gestão do aqüífero", afirmou.

O I Congresso Aqüífero Guarani ocorreu em 2006 na cidade de Campo Grande (MS) e abordou questões como aspectos socioambientais, culturais e técnicos do Sistema Aqüífero Guarani.
Localizado em uma área que abrange Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, o Sistema Aqüífero Guarani (SAG) é um dos maiores reservatórios de água doce do mundo. Possui um volume acumulado de 37 mil km³ e extensão da ordem de 1,2 milhões de Km².

O Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aqüífero Guarani, coordenado pela Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, tem por base as seguintes diretrizes: consolidação do conhecimento sobre a estrutura e funcionamento hidráulico dos aqüíferos; estabelecimento de um sistema de gestão descentralizado e participativo, reunindo os órgãos públicos, os usuários da água e a sociedade e ainda o fomento da participação pública, da educação ambienal e da comunicação social. (Fonte: MMA/Ambiente Brasil)

Instituto SOS Rios do Brasil
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Caro Prof.

    mto bom seu blog...

    infelizmente essa jornada vai ser longa....

    infelizmente as pessoas naum estaum tmo preoculpadas com nossos recursos naturais e principalmente com os hidricos tbm..

    maS VAMOS EM FRENTE!!

    PARABENS PELO TRABALHO!!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br