Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de novembro de 2008

DR. JORGE RIOS (UFRJ) FALA DE HANS ALBERT EINSTEIN

Einstein, a enteada Margot e o filho Hans em 1937


Hans Albert Einstein - um grande Hidrologo especializado em Sedimentologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Hans Albert Einstein (14 de Maio de 1904 - 26 de Julho de 1973) foi professor de Engenharia hídrica pela Universidade de Berkeley e segundo filho de Albert Einstein e da matemática Mileva Marić.

Teve três filhos, sendo que um foi adotado.Nascido em Berna, viveu junto com o pai até a separação dele com Mileva em 1914.
A partir de então passou a viver com a mãe em Zurique. Em 1926 formou-se em engenharia hídrica na mesma faculdade em que seus pais se formaram, a ETH Zurich, de onde receberia o doutorado em 1936.
Casou-se com uma mulher mais velha, Frida Knecht, em 1928 - contra a vontade do pai. Migrou-se com a família para os EUA em 1938, onde sua esposa morreu. Logo depois casou-se com Elizabeth Roboz.

De 1947 a 1971 foi professor de engenharia hidráulica da Universidade de Berkeley.
Sua tese foi sobre o estudo dos fenômenos de transporte de materiais sólidos (sedimentos) nos rios que resultou num modelo matemático conhecido como Método de Einstein para cálculo de transporte sólido nos rios, muito utilizado em Hidrologia e em Sedimentologia , posteriormente modificado por outros hidráulicos e hidrólogos, entre os quais o russso Kalinsky e o português Veiga da Cunha do LNEC, em Lisboa.

Sobre o relacionamento com o pai Albert Einstein, ele declarou ao New York Times em 1973: "Provavelmente o único projeto do qual ele desistiu fui eu.
Ele tentou me dar conselhos, mas logo descobriu que eu era cabeça-dura demais e que ele estava apenas perdendo tempo."Um dos conselhos do pai foi para que ele desistisse de estudar os fenômenos de transporte sólido nos rios e se dedicasse a física quântica, "pois este era assunto menos complicado do que a sedimentologia dos rios".

Bibliografia
Carvalho, Newton de Oliveira - Hidrossedimentologia Prática - CPRM - Rio de Janeiro, 1994 372p. il.
Rios, Jorge L. Paes - Curso de Sedimentologia - CEFET - Rio de Janeiro, 1990.
Rios, Jorge L. Paes - Etudes des Courrents Turbulents par Anemometrie Laser - INPG - Grenoble, 1979. (Tese de Doutorado).

Ver também
Sedimento Sedimentometria Sedimentação Geologia Hidrologia Engenharia Hidráulica Engenharia Ambiental Engenharia sanitária Ligações externas- Biografia na Unversidade de Berkeley - Biografia em einstein-website.de

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Hans_Albert_Einstein"

Fonte: Prof. Dr. Jorge Rios - UFRJ

Visite o site:
PROF. JORGE RIOS - Recursos Hídricos e Meio Ambiente



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br