Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de novembro de 2008

ESTADO DE SP FARÁ MAPEAMENTO DE

Estado assina contrato para mapeamento de mananciais


13 de Novembro de 2008 -
Nesta quinta-feira, 13, o governo do Estado de São Paulo assinou contrato com a Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos (Cobrape) para elaboração do Plano Diretor de Aproveitamento dos Recursos Hídricos para a Macrometrópole Paulista. O objetivo dessa iniciativa é definir novos mananciais para abastecimento das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista.

Para a execução do contrato a ser assinado pelo governador José Serra, que terá prazo de 11 meses, a partir da sua assinatura, o governo do Estado, por intermédio do Departamento de Água e Energia, fará investimento de R$ 2,98 milhões.

Plano de longo prazo

O Plano Diretor de Aproveitamento dos Recursos Hídricos para a Macrometróple Paulista é um planejamento estratégico muito importante para o Estado de São Paulo para os próximos 30 anos, pois o abastecimento futuro e, conseqüentemente, o desenvolvimento econômico dependem desse mapeamento da disponibilidade hídrica

Com a sua elaboração será possível fazer uma avaliação das situações atual e futura das disponibilidades e demandas dos múltiplos usos dos recursos hídricos, dos conflitos, existentes e potenciais, e das alternativas para resolução desses conflitos, tendo em vista o aproveitamento integrado das bacias envolvidas.

O último Plano Diretor de Abastecimento de Água da Região Metropolitana de São Paulo (PDAA), elaborado para o horizonte de 2025, estudou algumas possibilidades para o atendimento das demandas dessa região. Entre elas incluíram-se:

ampliação do Sistema Produtor Alto Tietê; a ampliação do Sistema Produtor Rio Grande;
implantação do novo Sistema Produtor São Lourenço (Alto Juquiá);
reversão dos rios Itapanhaú e Itatinga;
repactuação da outorga do Sistema Cantareira;
reversão do Paraíba do Sul para o Cantareira;
novas barragens na Bacia do PCJ (rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí);
poços no Aqüífero Guarani;
reversão da Represa Barra Bonita;
reversão do Baixo Ribeira do Iguape.
Dessas alternativas, duas têm ações em andamento. Uma é a ampliação do Sistema Produtor Alto Tietê, cujo contrato da Parceria Público Privada foi assinado, entre a Sabesp e o consórcio formado pela Companhia Águas do Brasil S/A e Galvão Engenharia S.A, em junho deste ano. As obras viabilizadas pela PPP Taiaçupeba vão permitir aumentar a produção de água em 5m³/s.

A outra ação diz respeito ao Sistema Produtor São Lourenço, no rio Juquiá, situado na bacia do rio Ribeira de Iguape, cujos estudos de concepção já foram contratados e estão em desenvolvimento.

Com o contrato, assinado nesta quinta-feira, todas essas opções serão analisadas e outras também serão mapeadas. Após esse levantamento, as alternativas passarão por análise técnica, econômica, financeira e ambiental, para a escolha da mais viável. A confirmação da obra escolhida dependerá de consenso entre os envolvidos, principalmente as bacias doadora e receptora.

Por todas essas razões, o Plano será um importante instrumento de orientação e de suporte à decisão para que se garanta a sustentabilidade do abastecimento público e demais usos dos mananciais, por meio de soluções que resultem em menores custos para a sociedade como um todo. Fonte: PORTAL GOV. ESTADO SP

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br