Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de novembro de 2008

II CONGRESSO DO AQUIFERO GUARANI


II CONGRESSO DO AQUIFERO GUARANI - RIBEIRÃO PRETO

Mais uma vez Ribeirão Preto será palco de apresentação, ao distinto público, do Aqüífero Guarani, um enorme reservatório de águas subterrâneas, de 1 milhão e 200 mil quilômetros quadrados, que se estende pelos territórios do Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai – uma área equivalente à dos países da Inglaterra, França e Espanha, juntos.A primeira vez foi em setembro de 2003, quando foi realizado nas faculdades COC o Seminário Aqüífero Guarani, marco inicial no Brasil, de lançamento do Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Aqüífero Guarani, iniciativa conjunta dos quatro países e do Fundo Monetário Internacional para o Meio Ambiente, com a coordenação executiva da OEA.

O projeto tem três diretrizes básicas:

• consolidar o conhecimento sobre a estrutura e funcionamento hidráulico do aqüífero;
• estabelecer um sistema de gestão descentralizado e participativo, reunindo os órgãos públicos, os usuários da água e a sociedade civil organizada;
• fomentar a participação pública, a educação ambiental e a comunicação social, de modo a garantir as reservas de água subterrânea para as atuais e futuras gerações.Decorridos os cinco anos de execução do Projeto, é hora de apresentar o progresso alcançado.

Objetivos
O II Congresso Aqüífero Guarani tem como foco os novos conhecimentos obtidosnos estudos realizados, abrangendo a área de ocorrência, potencialidades e condições de utilização do Aqüífero.

Além disso, o Congresso será um momento de reunião dos representantes dos órgãos públicos e entidades da sociedade civil, dos oito estados brasileiros da área de abrangência do Aqüífero (Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) – em busca de linhas comuns de utilização e proteção do Aqüífero.

Conheça a programação do Congresso - Clique Aqui

Local:
Ribeirão Preto
04 a 07 de Novembro 2008
Espaço Mediterrâneo - Novo Shopping

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br