Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de novembro de 2008

MINAS PROMETE COMBATE PERMANENTE A SECA


Após seca severa, governo de Minas promete combate permanente ao problema

Marco Antonio Soalheiro - Valter Campanato/Agência Brasil 13-11-08

Montes Claros (MG) - O governador em exercício de Minas Gerais, Antonio Anastasia, entrega à cidade trator para ser usado na construção de barragens
Montes Claros (MG) - O governo de Minas Gerais anunciou hoje (13) em Monte Claros, um pacote de medidas para o enfrentamento permanente da seca no Norte e Nordeste do estado, onde se concentram os municípios mineiros com menor Índice de Desenvolvimento Humano.

Serão investidos, até o final de 2009, R$ 93,3 milhões na construção de barragens, em obras de saneamento, na difusão da energia solar e na instalação de um centro especializado em políticas para convivência com a falta de chuvas.

O governador em exercício, Antonio Anastasia, admitiu que os prejuízos econômicos e os efeitos sociais perversos do problema, agravados nos últimos dois anos - quando a estiagem foi mais severa que o habitual e marcou 15 dos últimos 23 meses - alertou o governo no sentido de promover uma mudança de conceito políticas adotadas para as regiões.

“Nós temos a dificuldade da seca, que é um dado já centenário, e cada vez mais temos que tomar cuidado com as mudanças climáticas que ocorrem. Por isso, a decisão firme do governo de que o combate à seca não pode se fazer exclusivamente com medidas paliativas. Temos que ter políticas públicas robustas para que seca tenha seus efeitos minimizados”, afirmou Anastasia, que anunciou o pacote no lugar do governador Aécio Neves, que está em viagem oficial à Europa.

“Temos certeza de que essas medidas são o primeiro passo para transformarmos o combate à seca que sempre existiu em um combate mais positivo, para termos uma metodologia que possa reverter ou minimizar ao máximo os efeitos da seca no Norte de Minas”, acrescentou o governador em exercício.

Do total de recursos anunciados, R$ 14,9 milhões serão aplicados na construção de poços artesianos e cisternas e na distribuição de 40 toneladas de ração e 600 mil animais de pequeno porte para 40 mil famílias de produtores rurais. No campo energético, está prevista a instalação de 7 mil aquecedores solares em residências urbanas da região e a substituição de 80 mil lâmpadas fluorescentes compactas, recuperadores de calor e geladeiras nas casas de 16 mil famílias de baixa renda. Quatro conjuntos de sete máquinas agrícolas e recursos necessários para a sua operação foram colocados à disposição das prefeituras para a construção de barramentos de terra e bacias de captação de água.

O evento contou com a presença dos prefeitos da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). Entre os administradores municipais, o sentimento era de otimismo frente ao que classificaram de “atenção inédita” dispensada pelo poder público estadual à região.
Para o presidente da Amams e prefeito de Catuti, José Barbosa Filho, a expectativa é que haja uma qualificação maior das ações para a convivência dos sertanejos com a seca.

“Nossa região sempre viveu de pires na mão buscando recursos emergenciais e agora poderá ter algo mais do que cestas básicas e caminhões pipa. É muito importante, pois nunca se houve ações desta natureza para o Norte de Minas. Existirão recursos no orçamento para que possamos conviver na seca”, assinalou Barbosa Filho.

O prefeito de Montes Claros, Athos Avelino, lembrou que soluções governamentais “de caráter paliativo” se mostraram ao longo dos tempo inadequadas para a proteção econômica e social da região.

No mesmo evento, foi assinado um termo de cooperação entre a Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) e o Ministério Público que prevê a priorização do atendimento à população rural e ações de desenvolvimento sustentável, com enfoque ambiental nas áreas atingidas pela seca.

As primeiras chuvas após seis meses de estiagem começaram esta semana, ainda que tímidas. Os administradores descrevem dificuldades no abastecimento de água para consumo humano e para os rebanhos. Como houve muitas perdas nas lavouras e os pastos foram destruídos, famílias carentes optaram por se desfazer de animais por qualquer preço e provavelmente não terão condições de reaver os prejuízos. Segundo os prefeitos, diversas comunidades estão na dependência exclusiva de carros-pipa.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br