Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de novembro de 2008

NOVA EPIDEMIA DE DENGUE NO VERÃO DE 2009


Dengue faz do Brasil um enfermo permanente

Décadas de políticas descontinuadas de prevenção e erradicação do mosquito Aedes Aegypti levaram o Brasil a ocupar uma posição desonrosa no ranking da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) que acompanha os casos de dengue no continente.

O país é responsável por nada menos que 81,7% de todos os casos da doença registrados nas três Américas, de acordo com o organismo. E até 29 de setembro deste ano, já havia contabilizado 472.997 casos clínicos de dengue tipo 1, 2 e 3.

O prenúncio de epidemia da doença em 20 das 27 Unidades da Federação no verão de 2009 deixou o governo federal em estado de alerta.

Os ministérios da Saúde e da Defesa devem começar no início de novembro a treinar soldados das Forças Armadas para atuar de forma emergencial no combate à dengue e atendimento a doentes no Rio, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Ceará, Pará, Alagoas, Bahia, Rondônia e Goiás – Estados apontados pelo Levantamento de Índices Rápidos (LIRAa) do Ministério da Saúde com alto potencial para surtos de grandes proporções da doença.

As epidemias devem ocorrer justo no período de organização administrativa das prefeituras empossadas em 2009."Infelizmente podemos esperar uma epidemia de dengue no Rio de Janeiro", alerta Roberto Medronho. LEIA MAIS

Um comentário:

  1. "O prenúncio de epidemia da doença em 20 das 27 Unidades da Federação no verão de 2009 deixou o governo federal em estado de alerta". Ura, Ora, mas que bom! Mas seria melhor que estivessem sempre alertas!
    E muito importante:
    Quando vão mudar as "estratégias"? Dá para perceber que o enfoque dado ao combate está falho, pois se funcionasse não teríamos sucessivas epidemias. Outro fator questionável é o uso errado de inseticidas! Vamos mudar o quadro brasileiro ou o mosquito vai matar muita gente!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br