Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de novembro de 2008

PARTICIPE DO PLANO NACIONAL PARA MUDANÇAS DO CLIMA - MMA


O AVAAZ OFERECE OPORTUNIDADE PARA QUE VOCÊ POSSA OPINAR

Queridos amigos brasileiros,

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) acabou de lançar seu Plano Nacional para Mudanças do Clima. O documento ainda está insatisfatório porém nós temos uma oportunidade única de melhorá-lo.

O Brasil é o 4º maior emissor de gases causadores do aquecimento global, especialmente por causa do desmatamento sem limites que ocorre no Brasil.
Nós enfrentamos também grandes desafios para o desenvolvimento de energia limpa e sustentável.

Até o dia 10 de novembro o Plano estará aberto para uma consulta pública e até agora há menos de 80 comentários postados – nós poderemos ter um grande impacto, porém o tempo é curto!
O Plano ainda está bem insatisfatório, sem prazos, comprometimentos ou metas específicas tanto para o controle do desmatamento quanto para a produção de energia renovável.

Clique no link para ver as nossas recomendações para o Plano e enviar o seu comentário: http://www.avaaz.org/po/plano_brasileiro

Aqui estão os pontos apresentados por especialistas e ONGs como as principais falhas do plano:

- não há mecanismos para o cumprimento da lei nem prazos para acabar plenamente com o desmatamento ilegal

- enquanto a China pretende aumentar a eficiência no consumo energético em até 20% até 2010, o Brasil tem como meta só 10% até 2030!

- a parte que se refere aos biocombustíveis não define padrões sociais e ambientais para a produção, e o plano para investimento em energias renováveis como solar, eólica e de marés é bem precário.

Precisamos aproveitar os mecanismos participativos implementados pelo governo, se vários nós nos unirmos para comentar o plano, o Ministério do Meio Ambiente não poderá nos ignorar.
O Plano final será apresentado na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas que acontecerá em dezembro.

Clique no link para ver a página de campanha e postar seu comentário no site do MMA: http://www.avaaz.org/po/plano_brasileiro

Juntos podemos ajudar a construir um Plano Climático para o Brasil do qual nos orgulhamos. Isso será bom para o povo brasileiro, para a economia e o meio ambiente, e nós poderemos servir de exemplo para o mundo.
Não perca esta oportunidade, o Plano só estará aberto para a consulta pública só até o dia 10 de novembro.

Leia mais: ONGs querem revisão de metas de redução de gases-estufa - Estadão: http://www.estadao.com.br/geral/not_ger268783,0.htm

Plano de mudanças climáticas do governo é fraco - Greenpeace Brasil: http://www.greenpeace.org/brasil/greenpeace-brasil-clima/noticias/plano-de-mudan-as-climaticas-d


MUDANÇAS DE CLIMA: QUEM TEM MEDO DE METAS NO BRASIL?: http://www.vitaecivilis.org.br/default.asp?site_Acao=mostraPagina&paginaId=2184

SOBRE A AVAAZ
Avaaz.org é uma organização independente sem fins lucrativos que visa garantir a representação dos valores da sociedade civil global na política internacional em questões que vão desde o aquecimento global até a guerra no Iraque e direitos humanos.
Avaaz não recebe dinheiro de governos ou empresas e é composta por uma equipe global sediada em Londres, Nova York, Paris, Washington DC, Genebra e Rio de Janeiro.
Avaaz significa "voz" em várias línguas européias e asiáticas.
Por favor adicione avaaz@avaaz.org para sua lista de endereços para garantir que você continue recebendo os nossos alertas. Ou se você prefeir deixar de receber nossos alertas clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br