Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de novembro de 2008

SANEAMENTO - A CHAVE DO SUCESSO OU FRACASSO NO DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO

Água - África: Chave para o desenvolvimento
Por Zahira Kharsany, da IPS - 31/10/2008

Johanesburgo, 31/10/2008 – “O saneamento pode ser a chave do sucesso ou do fracasso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. É realmente uma bomba de tempo em termos de saúde e meio ambiente”, disse o professor Damas Mashauri em um seminário na África do Sul sobre água e desenvolvimento sustentável.

A água é uma necessidade básica, porém, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo carecem de um acesso adequado a ela. Mas, a falta de água potável “não é o único problema. As pessoas não podem ter acesso a saneamento básico”, disse Mashauri, da Universidade de Der es Salaam. “alguns dos fatos sobre o acesso a várias formas de saneamento na África subsaariana causam muito meto”. Segundo o professor, 35% dos africanos não têm nenhum tipo de saneamento, 33% carecem de acesso a um banheiro (em sua casa e em outro local próximo), e apenas 8% contam com acesso a banheiros que possuem saneamento.

Mashauri fez um discurso na nona edição de um simpósio sobre água organizado em Johanesburgo de forma conjunta pela organização WaterNet, Fundo para a Pesquisa da Água na África do Sul, Associação Global sobre a Água da África austral (GWP-AS) e Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral.

O encontro, cujo tema principal este ano foi ‘Água e desenvolvimento sustentável para melhoria da subsistência”, reúne delegados de todo o sul e leste do continente africano. Reginald Tekateka, presidente regional da GWP-AS, explicou que a intenção do simpósio foi promover a interação entre líderes políticos, acadêmicos, médicos e todos os envolvidos no setor, bem com representantes das zonas mais necessitadas.

“O encontro pôs ênfase na integração do conhecimento”, afirmo.Mashauri fez uma resenha da história das políticas de desenvolvimento da água, começando com uma reunião na Argentina em 1977, onde se declarou os anos 80 com a Década Internacional do Fornecimento de Água e Saneamento.

Mas, em referência ao tema da conferência, disse que ainda há muito por fazer. “Olhando para o túnel do tempo da ONU, as conferencias realizadas tiveram um papel importante na política global. Isto começou na Argentina em 1977.

Em 1992 foram concebidos os Princípios de Dublin. Mas, ainda não há evidência no terreno de uma melhora das subsistências”, disse o professor em seu discurso.
Redigidos às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento do Rio de Janeiro em 1992, os Princípios de Dublin eram um chamado a um enfoque participativo do desenvolvimento e da administração dos recursos hídricos.

A água – diziam – é um recurso finito e vulnerável, essencial para a vida e o meio ambiente. Além disso, indicavam que as mulheres deveriam ter um papel central em sua provisão, administração e proteção.
O desafio, segundo Mashauri, é maior investimento no setor do saneamento. “Necessitamos de financiamento na infra-estrutura da água e no saneamento, bem como na conservação e distribuição eqüitativa da água”, afirmou.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio acordados pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas em 2000, incluem reduzir pela metade a proporção de pessoas que sofrem fome e pobreza (em relação a 1990); garantir educação primária universal; promover a igualdade de gênero; reduzir a mortalidade infantil e a materna; combater a Aids, a malária e outras doenças; assegurar a sustentabilidade ambiental e fomentar uma associação mundial para o desenvolvimento, tudo isto até 2015. (IPS/Envolverde)
(Envolverde/IPS)

© Copyright Envolverde - É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita Envolverde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br