Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de novembro de 2008

VALE DO RIO RIBEIRA DE IGUAPE - PROJETO REPOSIÇÃO DA MATA CILIAR REÚNE RIBEIRINHOS

Capacitação com sementes e mudas no Vale do Ribeira reúne quilombolas de Cangume e Nhunguara
03/11/2008 - Noticias Socioambientais
Objetivo é gerar renda de forma sustentável e produzir mudas para recuperação de matas ciliares
Mais de 35 quilombolas, homens e mulheres que trabalham nos viveiros das comunidades de Cangume e Nhunguara, no VAle do Ribeira (SP) participaram do segundo módulo do projeto Reposição da Mata Ciliar do Rio Pedro Cubas denominado “Coleta, Beneficiamento, Armazenamento e Comercialização de Sementes e Mudas de Espécies Nativas”.
O curso foi realizado pelo ISA em parceria com as comunidades quilombolas e contou com o apoio do Instituto Ambiental Vidágua. ISA e Vidágua coordenam a Campanha Cílios do Ribeira, pela recuperação das matas ciliares do Vale do Ribeira. A capacitação ocorreu no dia 24 em Cangume e no dia 25 em Nhunguara, e abordou o beneficiamento e armazenamento das sementes florestais. O primeiro módulo do curso ocorreu em julho passado e o terceiro e último está previsto para fevereiro do ano que vem.


Grupo de quilombolas durante o segundo módulo da capacitação

A estratégia do curso é capacitar as comunidades para que realizem todo processo que começa com a coleta da semente e termina com a venda de sementes e de mudas. O objetivo é gerar renda de forma sustentável e produzir mudas para recuperação de matas ciliares como a do Rio Pedro Cubas.

Técnicos do ISA (Reinaldo, de azul)e do Vidágua (Marcos) acompanham coleta de sementes

A forma de trabalhar as sementes, o beneficiamento e o armazenamento chamaram a atenção de João da Mota, de Nhunguara, um dos participantes do curso: “Agora que entendi, porque meu pai escolhia ainda na roça de milho os maiores pés e as melhores espigas, e depois cortava as ponteiras e as bases das espigas e separava os melhores grãos para plantio.”
A etapa final, em fevereiro de 2009, irá tratar da comercialização das mudas produzidas e das sementes coletadas, envolvendo as discussões e implicações legais que o processo requer.
Fonte: ISA, Instituto Socioambiental.

Um comentário:

  1. OLA BOA TARDE...QUERO PARABENISALOS POR ESTA INICIATIVA BRILHANTE DE VCS EM ESTAR LUTANDO PELA PRESERVAÇÃO E REPOSIÇÃO DA MATA CILIAR...O MEU INTEREÇE MAIOR,É COMPRAR SEMENTES DE MATA NATIVA,POR FAVOR ME INFORMEMEU EMAIL rocha_1515@hotmail.com...MEU NOME É ABEL XAVIER ROCHA SOU DO PONTAL DO PARANA PANEMA E TEMOS UMA GRANDE LUTA A TRAVAR AQUI TAMBEM NA IMPLANTAÇÃO E RECUPERAÇÃO DAS MATAS CILIAR..POR FAVOR AGUARDO RETORNO...E DESDE JA REITERO MINHA MANIFESTAÇÃO EM APOIO AO POVO CONSIENTE DO NOSSO PAIS ABRAÇOS SUCESSO DEUS ABENÇÕE A TODOS.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br