Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de novembro de 2008

AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DE SÃO PAULO

Mapa do Aquífero Guarani em S. Paulo - (amarelo - água confinada e azul - aflorante)

Águas Subterrâneas é tema do 1º volume dos Cadernos Ambientais do Estado de SP

Ag. Envolverde - 06/11/2008

O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, participou, na segunda-feira (3) do lançamento do livro “As Águas Subterrâneas do Estado de São Paulo”, de autoria das geólogas, Sibele Ezaki e Mara Akie Iritani, especialistas do Instituto Geológico - IG, órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente - SMA.

Esse é o primeiro volume de uma série de 18 Cadernos de Educação Ambiental que estão sendo produzidos pela SMA como contribuição na formação de professores do ensino fundamental e médio, de técnicos e pesquisadores.“O Xico sempre nos instigou a fazermos uma publicação de consulta rápida, com informações sintetizadas, acho que atingimos o objetivo, além de termos tido a honra de produzirmos o primeiro volume a ser lançado”, destacou Ricardo Vedovello, Diretor do Instituto Geológico - IG.

“A divulgação de conhecimento, sobretudo no que se refere aos aqüíferos, sempre foi uma constante nas reuniões mensais que realizamos com técnicos do Departamento de Água e Energia Elétrica - DAEE, da Universidade São Paulo - USP, da Universidade Estadual Paulista - UNESP e da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Nesses encontros técnicos discutimos e trocamos informações sobre pesquisas, definição de normas técnicas e de como divulgar os temas ligados à política estadual de recursos hídricos” informou Sibele Ezaki, geóloga e geógrafa do IG e uma das autoras dessa primeira publicação.

A previsão da SMA é que até o final de 2008 seja lançado o próximo volume “Ecocidadão”, os demais temas da série: Biodiversidade, Desenvolvimento Sustentável, Agricultura Sustentável, Aquecimento Global, Consumo Sustentável, Ecoturismo, Energias Renováveis, Etanol e Biodiesel, Gestão Ambiental, Habitação Sustentável, Licenciamento Ambiental, Lixo Mínimo, Mata Ciliar, Poluição Atmosférica, Unidades de Conservação e Uso Racional da Água, serão lançados no decorrer de 2009.

A autoria dos próximos livros caberá aos técnicos do sistema estadual de meio ambiente.“Esse volume expressa exatamente aquilo que eu sentia que estava faltando – traduzir de forma adequada o que os técnicos conhecem profundamente. Quando assumi a SMA, a primeira “aula” que tive foi da Mara, sobre o aqüífero Guarani, sempre me intrigou saber como se formam os aqüíferos e este livro explica claramente. Eu, como escritor e Secretário do Meio Ambiente, estou muito satisfeito com esse primeiro volume”, disse Graziano. Fonte: (Envolverde/Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SP)

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br