Gramado (RS) decora suas ruas com embalagens PET desde 1986 e recebe mais de 300 mil visitantes a cada natal.
06/11/08 - Ambiente Brasil
Oito mil garrafas PET serão utilizadas para a confecção de uma árvore de Natal em Curitiba (PR). A árvore terá oito metros de altura, seis velas, três guirlandas, um anjo, 27 estrelas e um boneco de neve.
A iniciativa é da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.O objetivo é mostrar que resíduos muitas vezes classificados como "lixo" podem ser transformados em objetos úteis ou arte, informa a Agência Estadual de Notícias do Paraná.
O restante muitas vezes é descartado em aterros sanitários como o que atende Curitiba e Região Metropolitana.A montagem dos objetos começou há cerca de dois meses. As velas já começam a ganhar forma, assim como estrelas e bolas que serão penduradas na árvore de Natal.
Os sinos, que também enfeitarão a árvore, serão confeccionados com os bicos das garrafas, trabalhados e depois ornamentados.A maioria das garrafas utilizadas foi doada por alunos de uma escola estadual de Curitiba, que também será decorada para o Natal com os objetos feitos de garrafa PET. Ao todo, os estudantes já arrecadaram 14 mil garrafas.
Campanha do Instituto SOS Rios do Brasil:
RETIRE AS EMBALAGENS PETs DOS RIOS E ENFEITE MAIS SEU NATAL!
Se a sua comunidade está usando garrafas PETs na decoração do natal, envie-nos o seu relato, fotos e até vídeos para publicarmos. Fotos de enfeites de anos anteriores também são bem benvindas, se identificadas as datas.
Aceitaremos também modelos de árvores, guirlandas, sinos, enfeites em geral, com a descrição de como fazê-los para que possam servir de incentivos para outras comunidades que desejam retirar as embalagens dos rios para enfeitar mais o seu natal.
Melhor do que catar as PETs, seria que todos nós, paulistanos, depositássemos a dinheiro da conta de agua em juizo!
ResponderExcluirA sabesp cobra pelo tratamento de esgotos e simplesmente desepeja no rio!!!
Quer dizer: Voce, é, VOCE MESMO!!!!! está patrocinando o emporcalhamento do Tietê, quando paga por um serviço que não recebe, estimula a SaBESP A CONTINUAR NESSA POUCA VERGONHA IRRESPONSAVEL!
Já melhorou muito o lançamento de esgotos sem tratamento no Rio Tietê pela concessionária, com as ETES que entraram em funcionamento em S. Paulo.
ResponderExcluirSugerimos que vc procure participar do Comitê de Bacias Hidrográficas do Alto Tietê e de alguma das várias ONGs e entidades ambientais paulistas que batalham para que os esgotos sejam tratados antes de ser lançados nos rios, ribeirões e córregos.
O melhor mesmo é "fazer alguma coisa", por menor que seja, para melhorar a situação. Precisamos ser PROATIVOS, porque discursos e falações já existem muitos E NADA RESOLVEM.
Cada um fazendo a sua parte, as coisas começam a mudar...
Experimente começar pela sua rua, seu bairro, seu local de trabalho!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Oi meu nome e Marcia eu sou de SAO JOSE DO RIO PRETO ,alguns de vcs devem ter visto uma reportagem com uma mulher que quase morreu em uma enchente nao fosse a coragem de tres rapazes,bem eu sou totalmente a favor de ajudar a cuidar dos nossos rios eu gostaria de saber como eu poderia fazer isso em minha cidade.O meu natal vai ser reciclado tambem pois eu e minha cunhada vamos fazer nossa arvore de garrafa pet entre outras coisas ,gostei muito da iniciativa de vcs e fico muito contente em poder participar.Ate mais um abraço.
ResponderExcluirA ONG AMPARO MELHOR -ILHÉUS BAHIA QUER DAR OS PARABÉNS POR TUDO QUE VCS TEM FEITO.E DIZER Q ESTAMOS JUNTOS NESSA LUTA!
ResponderExcluirFORÇA E GARRA...SEMPRE!
VALEU.