Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de novembro de 2008

CAMPANHA PELA CRIAÇÃO DO PARQUE DA RESTINGA DE MARICÁ (RJ)


A RESTINGA DE MARICÁ AMEAÇADA
Faixa arenosa com 35 km de extensão e largura variável que acompanha o litoral desde Ponta Negra até a Ponta de Itaipuaçú. A vegetação é típica de restinga, composta por cactus, bromélias diversas espécies de gramíneas e arbustos de baixo porte. Aproximando-se do mar a vegetação é substituída por dunas.

DENÚNCIA GRAVE

O ecossistema da restinga, o sistema lagunar, os sítios arqueológicos e as comunidades pesqueiras do entorno da laguna de Maricá estão ameaçados de degradação e da extinção diante da implantação de um mega empreendimento imobiliário e turístico luso-espanhol que compreende prédios de apartamentos, hotéis, campos de golfe, centro comercial, condomínios, marina para 1000 barcos, canal cortando a restinga e dragagem do sistema lagunar.

Para conhecer melhor o tema e a localidade acesse o link no You tube:
http://br.youtube.com/profile_videos?user=amazoniafilmes

A área ameaçada é uma Unidade de Conservação da Natureza estadual do
tipo APA – Área de Proteção Ambiental. Compõe, também, o sistema da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica como Área Núcleo, ou seja, que deveria ser preservada integralmente. Mesmo sendo uma área de reserva ambiental, a previsão é que de 45 mil a 100 mil habitantes ocupem este local com a instalação ilegal do empreendimento.

O plano de manejo e o respectivo zoneamento, vigentes desde dezembro de 2007, foram elaborados pelo governo estadual sem a implantação de um Conselho Gestor, contrariando aos dispositivos expressos nas Constituições Federal e Estadual e outras bases legais e normas ambientais.

A restinga de Maricá é a mais pesquisada no Brasil pelas universidades, como UFRJ, UFRRJ-Rural, UFF e UERJ. A produção científica conta com mais de trezentos trabalhos em várias áreas do conhecimento.

Nesse ambiente de extrema fragilidade são encontradas aves migratórias, espécies da flora e da fauna ameaçadas de extinção, sendo várias endêmicas, além de ser um local de proteção da costa contra a ação erosiva do mar.

Abriga sítios arqueológicos e históricos e a COMUNIDADE PESQUEIRA CENTENÁRIA
de ZACARIAS, consistindo num patrimônio ambiental, cultural, arqueológico e científico do estado do Rio de Janeiro.

Apóie a criação do Parque da Restinga de Maricá

Abaixo-assinado pela criação do Parque da Restinga de Maricá‏

Faça parte dessa idéia e divulgue o abaixo-assinado pela criação do Parque da Restinga de Maricá - Clique Aqui

Clique e Conheça mais:
http://www.restingamarica.org/

Fonte: Vilmar Berna - Fórum REBIA Sudeste

APOIO E DIVULGAÇÃO DO:

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br