Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

3 de novembro de 2008

IPHAN LANÇA PROJETO BARCOS DO BRASIL

Esta sala do Museu Nacional do Mar, homenageia o maior navegador da história brasileira. Amyr é autor de feitos únicos, como atravessar o Atlântico sul a remos e em solitário. É um dos maiores navegadores polares do mundo. Seus feitos orgulham o Brasil e são verdadeiras realizações da arte de navegar.

Projeto Barcos do Brasil é lançado

31/10/2008 Agência FAPESP
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o projeto Barcos do Brasil, que tem como objetivo promover a preservação e a valorização das embarcações tradicionais brasileiras.

O projeto visa a reunir entidades públicas e privadas e demais interessados no mar e no patrimônio naval brasileiro para localizar, cadastrar, proteger e valorizar os barcos tradicionais e seus contextos culturais, proporcionando meios de ampliar a qualidade de vida dos usuários e detentores desse patrimônio: marinheiros, pescadores, mestres construtores e seus auxiliares.

Entre as ações a serem realizadas estão o inventário e diagnóstico do patrimônio naval no Brasil, o monitoramento e a conservação das principais embarcações, a construção de barcos tradicionais em locais públicos, o desenvolvimento de programas para conservação e manutenção dos barcos tradicionais e a criação de unidades regionais vinculadas ao Museu Nacional do Mar/.

O lançamento do projeto contou com a presença de representantes de vários ministérios que formalizaram a criação do grupo interministerial, que será responsável pela sua implementação e pela elaboração do termo de cooperação a ser assinado entre os parceiros.

São parceiros da iniciativa os ministérios da Cultura, Ciência e Tecnologia, Educação, Turismo, Defesa, Cidades e Trabalho e Emprego. Também participam os institutos Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil.Mais informações: http://www.iphan.gov.br/
O MUSEU NACIONAL DO MAR
Conheça um pouco mais da história do Museu do Mar.
Conheça a história de São Franciso do Sul. - SC

Criado em 1993, com recursos do programa de investimentos estratégicos do governo do estado de Santa Catarina, com a permanente participação do IPHAN, o Museu Nacional do Mar nasceu com a revitalização dos grandes armazéns da empresa Hoepcke, abandonados há mais de vinte anos. O local, que abriga grande diversidade de embarcações brasileiras foi revitalizado entre 2003 e 2004.

Tem como finalidade valorizar a arte e o conhecimento dos homens que vivem no mar. São embarcações originais de todo o país, várias delas configurando alguns dos mais expressivos barcos tradicionais em todo o mundo. Jangadas, saveiros, canoas, cúteres, botes, traineiras e baleeiras são alguns deles. Organizado por temas, o Museu Nacional do Mar contextualiza história e uso das peças em exposição. VISITE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br