Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de novembro de 2008

SECA PROVOCA EMERGÊNCIA EM CIDADES DO NORDESTE


Seca deixa 423 cidades em situação de emergência no Nordeste
Bol Notícias - 05/11/2008

A seca já fez com que 423 municípios decretassem situação de emergência no Nordeste. Sete Estados da região foram atingidos pelo fenômeno. O Ceará possui o maior número de cidades em situação emergencial: 138. Em seguida vem a Bahia, com 122.

O governo cearense distribuiu cerca de 300 toneladas de alimentos nos municípios atingidos pela estiagem. No semi-árido baiano houve perda total da lavoura de milho.
Em Itabuna, uma das dez maiores cidades do Estado, há racionamento de água em alguns bairros. O governo e as prefeituras das cidades envolvidas pela seca têm distribuído água em carros-pipa para minimizar os efeitos da estiagem.

No Piauí, 59 cidades estão em situação de emergência. Cerca de 60 carros-pipa foram contratados pelo governo do Estado. Em torno de 28 mil cestas básicas devem ser encaminhadas às regiões mais atingidas.

O número de municípios com decreto emergencial em razão da seca em Pernambuco é de 38. Destes, 27 estão no sertão e 11 no agreste do Estado.O coordenador da Codecipe (Coordenadoria de Defesa Civil do Estado), major Ivan Ramos, disse que em algumas regiões não chove há mais de sete meses, mas que se trata de uma situação típica no semi-árido.

Na Paraíba, 41 municípios, estão em situação de emergência. Em Alagoas o número chega a 17, e em Sergipe, oito.O Ministério da Integração Nacional liberou, anteontem, R$ 15 milhões para a Operação Pipa. O valor é destinado à continuidade do programa de distribuição de água por intermédio de carros-pipa em municípios atingidos pela seca.

Com a verba, 250 municípios nos Estados da BA, CE, PB, PE, PI, RN, SE, TO e MG serão atendidos.Neste ano o o governo federal reconheceu 364 decretos de situação de emergência em razão da seca.
O decreto municipal de estado de emergência precisa seguir regras fixadas pela União, para que os municípios tenham acesso a recursos. A partir do reconhecimento do decreto de emergência pela Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil) os municípios estão aptos a receber ajuda extra do governo federal.
JOSÉ EDUARDO RONDON, LUIZ FRANCISCO e RENATA BAPTISTA, da Agência Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br