Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de novembro de 2008

LIMPEZA NAS MARGENS DOS RIOS PARA COMBATER A DENGUE - RJ

Rio Meriti, o limite entre Rio de Janeiro/São João de Meriti


Rio programa campanha contra lixo à margem de rios para evitar focos de dengue

Folha Online - 06/11/2008 -

A Secretaria Estadual do Ambiente informou nesta quinta-feira que vai realizar, em parceria com a pasta da Saúde, uma campanha de combate ao lixo para alertar a população sobre como o acúmulo de dejetos à margem de rios contribui para aumentar o número de casos de dengue.

Estão previstos mutirões à margem dos rios que desembocam na Baía de Guanabara e a exibição de vídeos publicitários no horário nobre em emissoras de rádio e televisão, a partir do próximo dia 21.O primeiro mutirão, no dia 21, será realizado na ecobarreira do rio Meriti, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Mais de 200 pessoas serão mobilizadas na coleta de lixo flutuante e limpeza das margens do rio. Ao mesmo tempo, agentes de saúde irão às casas dos moradores da região para identificar possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, e informá-los sobre como agir para diminuir as possibilidades de contaminação.

Mutirão do Rio Meriti
Uma equipe de mobilização irá conscientizar a população sobre os problemas gerados pelo lixo.
A secretária do Ambiente, Marilene Ramos, ressaltou que, além da dengue, a poluição das margens dos rios pode gerar outros prejuízos que costumam se agravar com o verão.

No período das chuvas, esse lixo obstruirá a rede de drenagem e pontes, o que vai causar uma elevação do nível das águas. Com isso, as enchentes se tornarão muito mais graves do que deveriam ser. "As conseqüências podem acabar se voltando contra as próprias pessoas que, muitas vezes, jogam o lixo nos rios", afirmou Marilene.
O mutirão do rio Meriti é um projeto piloto que, caso dê certo, será implementado em outros rios que desembocam na Baía de Guanabara.
Fonte: ("BOL - FolhaOnline - Cotidiano")

Um comentário:

  1. Eu (Newton Almeida) trabalhei nesse projeto que durou apenas uns oito meses. As equipes de limpeza retiravam todo o tipo de lixo de dentro do rio Pavuna- Meriti : de pneus a sofás. Dois dias depois o rio já estava todo cheio de lixo. As prefeituras, sob a liderança do Governo do Estado, deveriam realizar a limpeza dos rios de forma rotineira, utilizando trabalhadores braçais, residentes da própria região, dessa forma inibindo que as pessoas joguem o lixo nas ruas e rios . Gastos com limpeza na verdade são investimentos : em saúde !
    Newton Almeida http://limpezariomeriti.blogspot.com MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br